Anamorfose

OFICINA DE TROMPE L’OEIL / ME ENGANA QUE EU GOSTO

Início: 05/03/2018 Término: 02/05/2018

Local de realização: EREA Tocantins no Itapema Praia Clube

Anamorfose, ou “Trompe-l’oeil” (uma expressão francesa que significa “engana olho”), é uma técnica artística que com uso de truques de perspectiva, cria uma ilusão de ótica que faz com que formas tridimensionais sejam percebidas em imagens bidimensionais quando vistas de determinado ângulo. Uma técnica que desde as mais remotas civilizações já era conhecida e aplicada, como por exemplo nos murais de Pompéia onde o efeito visava aumentar o ambiente.

O efeito de anamorfose ganhou popularidade na internet com inúmeras imagens de artistas, que ilustram o solo trazendo a ilusão de ótica.

A oficina, além de contextualizar o seu surgimento, apresenta técnicas para reproduzir o efeito, pois os alunos realizam pintura em papel kraft, aplicando os conhecimentos adquiridos em intervenções de Anamorfoses que ficam expostas ao público participante do evento (EREA - Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura - TOCANTINS 2018).

A oficina foi dividida em dois momentos: Teórico e Prático. No primeiro momento, foi contextualizado o surgimento dos estudos de anamorfose, a característica desta técnica, sua usabilidade e por fim a apresentação de exemplos de diversos artistas pelo mundo afora.

A apresentação das técnicas contou com tutoriais exclusivos ilustrados pelo oficiante, o professor Adriano Alves. Os alunos puderam compreender técnicas complexas de forma didática e dinâmica. Os exemplos deixaram claro os diferentes modelos de representação das técnicas.

O segundo momento foi dedicado à execução prática das técnicas apresentadas. Os alunos se revezavam em grupos e produziam intervenções no local do evento. A escolha do local das intervenções deu-se por parte dos alunos participantes.

O resultado das intervenções criadas gerou grande engajamento dos participantes. Os conhecimentos adquiridos pelos alunos trouxeram uma gama de sugestões da aplicabilidade destas técnicas tanto na arte quanto na arquitetura. Os alunos demonstraram criatividade

A intervenção criada pelos alunos da oficina atraiu a atenção de todos. Além de agregar valores estéticos e artísticos, os alunos puderam se descontrair com as intervenções criadas.

Houve uma grande adesão por parte de todos os presentes no evento, que por meio das suas imagens postadas nas redes sociais, geraram mídia espontânea para a oficina, para a faculdade Católica e para as próprias técnicas de anamorfose aprendidas.