Oficina de Graffiti
Descolonizando a "Praça dos Povos Indígenas".
Início: 20/03/2018 Término: 30/06/2018
Local de realização: Campus I da Faculdade Católica do Tocantins.
Intervenção Artística através de pintura em grafite na Praça dos Povos Indígenas, realizada por alunos da Oficina de Grafite que ministrada na II Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Católica do Tocantins, que ocorreu do dia 21 a 25 de maio de 2018 no Campus I da Faculdade em Palmas.
A ideia uniu conhecimento, ciência e arte em prol da dignidade dos povos indígenas, com uma intervenção que representou um tributo à etnia Akwë Xerente. Para tanto, contamos com a contribuição Doutor em Antropologia André Campanha Demarchi, bem como, dos acadêmicos indígenas do Grupo Pet, que nos conduziram na pesquisa, contextualização e escolha dos grafismos que foram representados, salientando a importância do reconhecimento da heterogeneidade da cultura dos povos indígenas.
A oficina foi dividida em dois momentos, sendo o primeiro, uma contextualização teórica sobre o surgimento do grafite, estilos e técnicas. Durante este momento, foi apresentada a temática indígena como representação do produto final da oficina e dos conhecimentos adquiridos. O segundo momento, diz respeito à parte prática da oficina, onde todos os presentes se deslocaram para a pista de skate da Praça dos Povos Indígenas e aplicaram a pintura no espaço. Obtivemos autorização da Prefeitura Municipal de Palmas para aplicar o grafite no local.
Doutor em antropologia André Demarchi, passando o seu recado sobre a alteridade indígena.
Os alunos com a mão na massa, ou melhor, na tinta.
Professor Adriano Alves ao lado de um dos painéis.
As imagens representaram um tributo à etnia Akwë, conhecida como “Os Xerentes”.